sexta-feira, 22 de julho de 2011

Jaime"Diko"Lopes


O projeto nasceu pelas mãos do produtor cultural Jaime Lopes DE Cerqueira Barboza que trabalha com o grupo de Rap Z’África Brasil e produz o portal de hip-hop nacional Central Hip-hop.

Mesmo engajado no rap, Jaime sempre teve uma forte ligação com o samba – seus pais desfilavam nas escolas de samba paulistanas, fora os batuques que rolavam na casa dele e dos parentes. Por isso, as visitas a rodas de samba tradicionais como o Samba da Vela e Samba da Laje eram frequentes e foram elas que plantaram a idéia de criar o Projeto Comunidade do Samba do Monte.

A força dos amigos foi o ponto de partida, mas a coisa toda só aconteceu mesmo quando Jaime levou Ailton Augusto Vieira, da Velha-Guarda da Tom Maior, a uma dessas rodas e ele adorou. “O Ailton ficou fascinado e já tinha os conhecimentos necessários para organizar uma roda no Monte Azul.”E foi com essa primeira idéia de manifestação cultural que eles fizeram uma roda de samba de raiz no bairro onde Diko nasceu e vive (Jardim Monte Azul), que o projeto rapidamente aconteceu e vem recebendo elogio e apoio dos amigos.

A freqüência atual mobiliza uma média de 600 a 800 pessoas por evento realizado.
O trabalho com artistas locais, artistas convidados, homenageados da Velha Guarda e artistas freqüentadores tem fomentado o encontro das famílias, resgatado manifestações culturais e incentivado os participantes a produzir as suas próprias composições, além de valorizar a ‘velha guarda’, referência fundamental na identidade coletiva do país.

“O Samba é um meio de expressão e não um fim.
É a expressão de um projeto sem fim.”
(Jaime “Diko” Lopes)

Jaime coordena também as oficinas culturais semanais que ocorrem dentro do Projeto, assim como Ações Sociais.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...